quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Clara de Ovo em queimaduras.

Esta é uma dica ótima para queimaduras pequenas de primeiro ou segundo grau que você pode fazer em casa. A aplicação da clara do ovo é científica e ajuda no processo de cicatrização e alívio da dor.
Para começar vamos saber identificar o grau da queimadura, neste caso de primeiro grau é aquela que fica vermelha e dolorida (queimadura de sol por exemplo) e a de segundo grau é a qual possui bolha ( a bolha nunca deve ser retirada da queimadura por se tratar de uma proteção natural do nosso corpo!).


A clara do ovo deve ser utilizada de forma in natura, ou seja, você quebra o ovo e passa a clara sobre a lesão, nunca passe a gema! A clara do ovo é rica em ALBUMINA que possui propriedades cicatrizantes, bactericida, ajuda na formação de tecido de granulação ajuda no alívio da dor por manter a ferida úmida e é estéril devido a uma enzima presente na clara chamada LISOZIMA. Esse tipo de curativo deve ser trocado a cada 8 horas.


ATENÇÃO: para grandes queimaduras evite usar procedimentos caseiros, o melhor é procurar ajuda médica.


Bibliografia: Candido, Luiz Claudio; livro do feridólogo - 2006.

13 comentários:

  1. Isso é muito bom, desde que bem utilizado! O problema é o cidadão reutilizar o ovo e fazer uma omelete depois!

    ResponderExcluir
  2. Científico? Qual é a referência da fonte científica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, é científico sim meu caro, vários artigos científicos demonstram a eficácia da clara do ovo, inclusive um livro muito bom chamado:

      Livro do Feridólogo
      Autor: Luiz Claudio Candido

      E, conforme você pode ver na própria bibliografia do testo, é a literatura referente a publicação.

      Fica a Dica para você, acesse o site www.feridologo.com.br, você vai saber mais sobre quem é Dr Luiz Claudio Candido e suas contribuições para o tratamento de ferida como o fato dele ser fundador e etr sido, quando vivo, presidente da sociedade Brasileira de feridólogo.

      Caso queira, posso recomendar mais fontes científicas para você, é só pedir!

      Abraços.

      Excluir
    2. Não precisa ser científico para ser eficiente! Quando tiver uma queimadura, experimente passar a clara de ovo. Depois vc se preocupe em saber se é científico ou não.

      Excluir
    3. Não dá pra ter muito crédito em alguém que se identifica como Anonimo.

      Excluir
  3. Parabéns pela informação segura e corajosa. Sou dona de casa e sempre sofro queimaduras de primeiro grau. Utilizava gelo envolvido em tecido de algodão para diminuir a dor (orientação médica) Mas hoje testei a clara de ovo e até a vermelhidão diminuiu em 3 horas. Prensei a forma de pizza entre o antebraço e a porta do forno. Mas já passou.

    ResponderExcluir
  4. POR MIM AJUDAR JA FAZ QUASE 2 ANOS QUE ESTOU COM A PERNA FERIDA.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...estou cursando bombeiros civil e o meu professor pediu uma pesquisa sobre clara de ovo se serve para queimaduras e ferimentos. ..eu gostaria de saber se realmente serve clara de ovo para queimaduras e ferimentos

    ResponderExcluir
  6. Estou utilizando clara de ovo em queimadura de segundo grau, me deu um alívio enorme. Obg

    ResponderExcluir
  7. Realmente dessa eu não sabia,mais com certeza irei passar. Pois confio muito nas coisas naturais.

    ResponderExcluir
  8. Miuto grata infermeira camila, eu gosto muito de produtos naturais com chas, ervas, oléo essenciaise etc..me ineterecei em ler o livro feridelogo e saber mais do Dr Cláudio candido, justamente porque eu tenho uma ferida que não cicatriza muito obrigada.

    ResponderExcluir