quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uso de açúcar em ferida.

Eu costumo orientar meus alunos sobre procedimentos caseiros científicos, ou seja, saber como usar, conhecer suas propriedades e sua ação, somente tendo esses conhecimentos é que podemos fazer uso de substâncias tais como açúcar, clara de ovo, pétala de rosa entre outras. Caso você não tenha esses conhecimentos a dica é NÃO USAR, ok!
Agora vou ensinar como usar adequadamente o açúcar em feridas, qualquer dúvida é só comentar no blog que eu respondo!

O açúcar (sacarose) possui propriedades antioxidantes, antiinflamatória, reduz o odor fétido da ferida, acelera o processo de cicatrização pois mantem o leito da ferida úmido e com isso diminui a dor local, além de outras ações benéficas. A utilização do açúcar em feridas já era descrito pela antiga medicina grega por Aristóteles (384 - 322 a.C.) e por Dioscoride (41 - 68 d.C.). 
Sua indicação é para tratamento de ferida limpa ou infectada aguda ou crônica, profundas ou não e com saída de secreção (pus). 
O açúcar deve ser granulado e conservado em lugar fresco, de acordo com a quantidade de secreção da ferida é a quantidade de açúcar.
Lavar muito bem a ferida com soro fisiológico ou água e sabão neutro, colocar o açúcar dentro da ferida e deixar. O curativo deverá ser trocado em média a cada 2 ou 4 horas e antes de colocar nova camada de açúcar deve-se lavar muito bem a ferida para retirar todo o açúcar colocado, nunca pode deixar resto de açúcar na ferida e a limpeza deve ser muito bem feita, lavar bastante com água e sabão ou solução fisiológica de forma delicada para não prejudicar a cicatrização.
ATENÇÂO: Não pode colocar o açúcar e deixar o dia inteiro sem trocar pois, ao invés de cicatrizar, a ferida pode aumentar e piorar a infecção.

Bibliografia: Candido, Luiz Claudio; livro do feridólogo - 2006 

50 comentários:

  1. se o açucar for misturado com kolagenase e hipoglos o que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allana, os estudos mostram que não devemos misturar outras substâncias com a Kolagenase pois pode acarretar no bloqueio da ação de limpeza da ferida. Sabemos que a Kolagenase possui propriedade de desbridamento e sua utilização tem que estar muito bem definida para evitar o agravamento da lesão. O hipoglos é composto por vitamina A e vitamina D que possui a propriedade de proteção cutânea e contém óxido de zinco, que por se tratar de um metal, não pode manter contato direto com a kolagenase por inibir sua ação. Podemos unir a kolagenase e a hipoglos somente da seguinte maneira: hipoglos nas bordas e no meio da ferida a kolagenase, isso evitará a ação da kolagenase (desbridamento químico) das bordas.
      Não posso unir as duas no meio da ferida pela reação química do óxido de zinco.
      Em relação a unir açúcar, kolagenase e hipoglos, os efeitos benéfico não serão alcançados uma vez que cada elemento possui um tempo de ação, o açúcar deve ser usado sozinho pois precisa ser retirado com mais frequência do que os outros elementos. Como o açúcar estimula o tecido de granulação e a kolagenase promove o desbridamento químico, você estará ativando e inibindo o processo cicatricial de uma ferida unindo esses elementos.

      Excluir
  2. Ola boa tarde,meu irmão esta com cancer e tem uma ferida bem grande e necrosada,faço curativo nele todos os dias,com sulfa. mas não esta resolvendo ja consegui cicatrizar uma vez mas abriu outra do lado e pior e desta vez os metodos de curativos parecem não ter muito efeito.No momento em que eu faço o mal cheiro,some mas passado algumas horas volta tudo ,é como se não tivesse limpado o local,em fim será que eu posso usar o açúcar neste caso.desde já agradeço marcilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma paciente com ferida tumoral e quando uma profissional utilizou o açúcar os resultados foram ótimos em relação ao odor e à limpeza. Estou pensando em usar regularmente, ja que as crostas sempre voltam a crescer. Foi aplicado o açúcar e retirado apos um tempo. A ferida não foi fechada com o açúcar. Abc

      Excluir
    2. Marcilene? Você chegou a utilizar em seu irmão?

      Excluir
    3. Marcilene? Você chegou a utilizar em seu irmão?

      Excluir
  3. Boa tarde !!! Por gentileza uma pergunta passei por uma cirurgia cisto na região do coquis o buraco está grande estou passando a pomada kollagenase ,mas hoje coloquei uma camada de açúcar na região é a pomada por cima pode!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde !!!!fiz uma cirurgia de cistopilonidal em agosto de 2013...e falta cicatrizar bem pouco..estou usando fibrinase com clorofenicol...mas não vejo resultado...estou pensando em trocar pelo açucar!o que você acha???

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde !!!!fiz uma cirurgia de cistopilonidal em agosto de 2013...e falta cicatrizar bem pouco..estou usando fibrinase com clorofenicol...mas não vejo resultado...estou pensando em trocar pelo açucar!o que você acha???
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  6. já teve cisto pilonidal se não tirar ele todo ele não cicatriza pode passar pomada colocar açúcar que ainda não cicatriza enquanto não tirar tudo só foi tirar tudo no meu cicatrizou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz 6 cirurgias de custo pilonidal... e ele ainda tá ali...

      Excluir
  7. Minha mãe teve um ferimento na perna e a perna está vermelha , parece infeccionada, colocamos oleo mineral e depois neomicina. Será melhor eu colocar apenas o açucar. O açucar tem que ser refinado ou o açucar ganulado normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Açúcar granulado eu usdo na minha vó e ja ta fechando a ferida

      Excluir
    2. Açúcar granulado eu usdo na minha vó e ja ta fechando a ferida

      Excluir
  8. Minha mãe teve um ferimento na perna e a perna está vermelha , parece infeccionada, colocamos oleo mineral e depois neomicina. Será melhor eu colocar apenas o açucar. O açucar tem que ser refinado ou o açucar ganulado normal? Como vou saber a resposta?

    ResponderExcluir
  9. MEU TIO TA ACAMADO HÁ 9 ANOS E CHEIO DE ESCARAS E SEMPRE USANDO KOLAGENESE E CICATRIZAVA AGORA USA EFEDERME MAIS NÃO TA ADIANTANDO MAIS, PODE USAR O AÇUCAR?

    ResponderExcluir
  10. enfermeira camila cada voce que tem respondido mas nada

    ResponderExcluir
  11. boa tarde!
    meu esposo é diabético, ele tem uma ferida no pé que faz um ano que não cicatriza, neste caso posso usar o açúcar?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite preciso que voce me confirme se o açucar e fino ou grosso e gostaria de te enviar a foto da ferida a ser tratada para saber se e possivel usar açucar por favor me ajude ja estou desesperado e não vejo melhora na ferida ,desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Açúcar granulado Grosso eu usso na minha vó e ja ta quese toda fechada a ferida com uma semana de usso

      Excluir
    2. Açúcar granulado Grosso eu usso na minha vó e ja ta quese toda fechada a ferida com uma semana de usso

      Excluir
  13. por favor meu email e enock.ps@gmail.com se possivel me envie uma resposta ela tem 84 anos e ta acamada isso doi em mim por favor me ajude..fico muito agradecido.

    ResponderExcluir
  14. Que chato ver tantas perguntas e nenhuma resposta ! Enfim ! Terror isso! Horrível !

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!!

    Vou responder todos que precisam saber sobre o açucar nas feridas s tempos atras tive uma ferida no joelho que não fechava por nada e quando ia tomar banho soltava aquela massa da ferida e ficava o buraco usei açucar cristal com iodopolvine umas gotas em cima do açuçar, bem a açucar tem que ser colocada até preencher o machucado todo depois pinga umas gotas de iodopovidine em cima e fica com açucar no máximo 3 horas lava com agua e sabão ou soro e coloca novamente. O que eu notei e que o açucar retira a parte necrosada da ferida é como se ele roisse e nascesse camada nova e sem bacterias e infecção havendo assim uma cicatrização rápida.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!!!

    Vou responder todos que precisam saber sobre o açucar nas feridas s tempos atras tive uma ferida no joelho que não fechava por nada e quando ia tomar banho soltava aquela massa da ferida e ficava o buraco usei açucar cristal com iodopolvine umas gotas em cima do açuçar, bem a açucar tem que ser colocada até preencher o machucado todo depois pinga umas gotas de iodopovidine em cima e fica com açucar no máximo 3 horas lava com agua e sabão ou soro e coloca novamente. O que eu notei e que o açucar retira a parte necrosada da ferida é como se ele roisse e nascesse camada nova e sem bacterias e infecção havendo assim uma cicatrização rápida.

    ResponderExcluir
  17. Camila, boa noite, gostaria de saber se posso usar o açucar na ferida durante o dia, e à noite aplicar a kollagenase com cloranfenicol, obrigada, Eliana

    ResponderExcluir
  18. Olá , Boa tarde
    Camila, aprendi na minha vida inteira que o açúcar no organismo faz muito mal, entre elas acelera a produção de radicais livres e diminui a resposta do sistema imunologico , como em uma ferida ele consegue fazer efeitos contrários ? um beijo
    Evelin

    ResponderExcluir
  19. Olá meu avó tem diabetes ele está com um ferimento debaixo do pé ,está com pouco de necrose você acha que seria bom utilizar a açúcar no pé do meu avó mesmo ele sendo diabético?

    ResponderExcluir
  20. Olá meu avó tem diabetes ele está com um ferimento debaixo do pé ,está com pouco de necrose você acha que seria bom utilizar a açúcar no pé do meu avó mesmo ele sendo diabético?

    ResponderExcluir
  21. Meu filho fez uma cirurgia da apêndice e ao retirar os pontos a metade da ferida cirúrgica abriu, o cirurgião recomendou que ele ficasse de repouso e que fizéssemos o curativo e cobrissemos a ferida, queria saber de VC se posso usar o açúcar para acelerar o processo de cicatrização sem causar maiores danos.

    ResponderExcluir
  22. oi Camila, td bem...gostaria de saber se posso usar em pessoa idosa acamada, tive uma enfermeira que usou com pomada e a ferida cicatrizou em 20 dias ...só não me lembro quanto tempo deixar, é que abriu em outro lugar, vc pode me ajudar????

    ResponderExcluir
  23. Olá deixa eu te perguntar. Eu tenho uma escara esquiatica posso fazer o uso do açucar nela pois esta profunda

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da explicação grato por compartilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da explicação grato por compartilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  26. Fiz uma anputaçao e ta aum ano e oito meses e nao chega em baixo tenho deabetes posso usar o açucar

    ResponderExcluir
  27. MInha avó tinha uma ferida enorme no tornozelo, em que minava água e secreções, fizemos de tudo e nada adiantava...até que um dia um enfermeiro,(desses que visitam residencias) disse que a ferida só cicatrizava com açucar. Como não tínhamos mais opções, decidimos fazer, e dia a dia a ferida foi diminuindo e cicatrizando. A perna dela ficou curada, médicos disseram que o caso era de amputação. Mas foi curada só com açúcar.

    ResponderExcluir
  28. Verdade!
    Comigo uns 15 anos atrás, aconteceu que sofri acidente brincando. Tive a carne arrancada por um paralama de carroça de carro. Foi tão feio, que ficou um buraco, que aparecia o osso da lateral da canela. Depois das retiradas dos pontos, sofri uma infecção local. O buraco não fechou, uns pontos fizeram secreção infeccionada. Quando fui fazer curativo como habitual.. encontrei uma enfermeira que me ensinou a usar açúcar. O Dr, disse que faria cirurgia de enxerto. Ela pediu para reservar separado em uma vasilha açúcar só para esse uso. Eu colocava 4 colheres ou mais de açúcar, de tão grande e fundo que era o ferimento. Trocava 3x ao dia. Logo a carne veio surgindo, secando e cicatrizou. Não precisei fazer enxerto. Glória a Deus! Mas também agradeço a enfermeira que com a experiência na área de saúde pode me auxiliar e me ajudar. Açúcar realmente é bom. Mas o uso deve ser 3x ao dia, cada troca de curativo, lavar o local com água corrente e sabão neutro. (Separar o sabão só para a área a ser tratada). Tudo muito bem higienizado e descontaminado dará certo.
    Deus abençoe vocês com a cura.

    ResponderExcluir
  29. Fiz uma cirurgia da hernia ingnal e acima do corte creio que me machucaram pois apareceu uma casca meio Vermelha da ou amarronzada parecendo uma ferida não sei o que é posso colocar açúcar?Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Em cisto pilonidal pode arrumar açúcar?

    ResponderExcluir
  31. meu esposo é diabético, fez uma cirurgia a dois meses(amputou dois dedos), está em processo de cicatrização, nesta situação, posso usar o açucar?

    ResponderExcluir
  32. Posso usar o açúcar em diabético?

    ResponderExcluir
  33. Boa noite! Fiz uma mamoplastia para redução das mamas há 3 meses e os pontos abriram. A ferida quando está aparentemente fechando, abre novamente. Já fiz uso de rifocina e dersani mais nada resolve. Meu cirurgião só diz para ter paciência... Você acha que o açúcar pode ajudar nesses caso?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde fiz uma cirurgia de cisto pilonidal e o corte foi profundo e está aberto eu estou usando açúcar mais faço o processo de 2 vezes por dia tem algum problema trocar 2 vezes por dia ?

    ResponderExcluir
  35. BOa tarde Pessoal. Meu nome é Rose e sou enfermeira. Vi que estão com muitas dúvidas e infelizmente a enfermeira da blog, por algum motivo não está respondendo.
    Bem respondendo:
    O açúcar deve ser granulado...e em quantidade suficiente para o local da ferida..
    Esse curativo precisa ser lavado com Soro FIsiologico ou água e sabão, retirando os residuos mas com cuidado,
    Precisa ser trocado cada 2 ou 4 horas, no máximo,
    Não deve ser utilizado com pomadas, apenas o açúcar;
    O melhor mesmo é conversar com seu médico e ouvir sua opinião.
    Mas sim o açúcar auxilia na cicatrização;
    espero ter ajudado em algo. abraços.

    ResponderExcluir
  36. Oi bom dia, estou cirurgiada de uma sezariana com a cirurgia aberta pois infeccionou, gostaria de saber se posso usar esse açúca se ele é bom mesmo, pois não vejo a hora de ficar boa já estou há um mês nessa situação.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite!! Estou usando o açucar granulado na minha ferida e já está fechando, depois de 5 dias de tratamento. Vc não pode deixar o açucar mais de 4 horas..sempre tem que lavar bem a ferida com o sabão neutro e colocar um novo açucar na ferida. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  38. Açucar na ferida causa algum tipo de incômodo?

    ResponderExcluir

  39. queria saber outras formas de tratamento

    ResponderExcluir
  40. Oi,boa noite gente, estive lendo os pedidos de ajuda de todos e vi tbem q algumas pessoas até responderam como usar o açúcar em ferimentos.
    Minha mãe, de 94 anos, está acamada e com uma escara de uns 3 cm de profundidade, onde a enfermeira do Plano de saúde esta usando a pomada Sulfadiazina de Prata, mas nao fecha. So nao vou usar acucar pq nao tenho tempo pra trocar e limpar de 3 em 3 horas.
    Camila, será q existe outra pomada mais eficaz q a Sulfadiazina de Prata?
    Poderia me orientar?
    Grata e q Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir