sábado, 11 de agosto de 2012

Conhecimento e aprendizagem.

O conhecimento é fundamental para a existência. Não podemos existir sem pensar e para pensar precisamos conhecer pois, tudo o que temos em nossa mente foi, em algum momento, conhecido.
A humanidade adquiriu conhecimento a partir dos próprios desafios de suas necessidades vitais.
O conhecimento não é algo singular, é algo complexo que aborda infinitos meios além das sensoriais, como por exemplo a prática e associação.
Aprender faz parte do conhecimento, ou seja, quando eu tenho um conhecimento eu aprendo algo. Por este fato não podemos ser arrogantes em pensar que dominamos o conhecimento e que não precisamos mais aprender, visto que, durante a nossa vida estamos constantemente nos defrontando com situações diferentes possibilitando novos conhecimentos logo, somos eterno aprendizes.
Quando estamos no patamar do ensinar, entendemos que não nos cabe transferir conhecimento, o que precisamos fazer é criar agentes formadores de pensamentos, ou seja, o ensinar vai além dos muros escolares. Na verdade o que fazemos é elucidar os estudantes a modo estimular seus pensamentos fazendo assim com que iniciem a lógica do pensar.
Como dizia Freud: "Nascemos sem saber, e morremos aprendendo!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário